domingo, 17 de julho de 2011

Para um mundo mais informado

PROSA

Projeto sobre Sexualidade na Adolescência

Público: Projeto AcelerAÇÃO (5ª, 6ª e 7ª A)

De 4 a 7 de Julho/2011

Escola Major João Antº Marques

A primeira semana de julho foi de atividades variadas, educativas e esclarecedoras na EMEF Major João Antônio Marques, de Xangri-Lá. Foi o lançamento do PROSA (Projeto sobre Sexualidade na Adolescência).

Os professores, sentindo a necessidade dos alunos de terem maior abertura para falar do assunto, desmitificar tabus, informar-se e esclarecer dúvidas, desenvolveram o projeto através de reuniões.

Primeiramente, as Professoras Josiane, Patricia e Maria Goreti fizeram uma enquete com seus alunos, solicitando que escrevessem suas dúvidas. Depois, abordaram através de textos assuntos pertinentes à sexualidade e enviaram aos pais um bilhete informando a proposta do projeto. Também foi lançado um concurso para escolha do “slogan” e “logotipo” do projeto que só tinha nome.

No dia 4 de Julho, as professoras Josiane Corrêa Barcella, Maria Goreti e a Doutora Lidia abriram os trabalhos da semana com a apresentação do filme Eduardo e Mônica (Comercial Vivo). Em seguida, iniciaram a palestra: Sexualidade na Adolescência. Após o intervalo, a nutricionista Juliana Guilherme abordou brilhantemente assuntos como: obesidade, transtornos alimentares, padrão de beleza estabelecido pela sociedade que nem sempre é o padrão ideal, pirâmide alimentar, etc.

No dia 5 de Julho, a professora Josiane e a Doutora Lidia palestraram sobre a Gravidez na Adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A palestra sobre Planejamento Familiar e Métodos Contraceptivos contou com a parceria da Secretaria de Saúde. A enfermeira Madeline pautou os assuntos de forma clara e natural.

Dia 6 de Julho, a manhã começou com a interpretação da música “Amor e Sexo” (Rita Lee) pelo professor Adriano. A convidada a palestrar foi a psicóloga Carine Ferreira, que “proseou” sobre Autoestima, Ficar - Ficação, Masturbação e Homossexualidade. Após o intervalo, a Professora Vanessa realizou técnica de relaxamento e dinâmica da massagem. Em seguida, as Professoras Josiane, Rosi e Maria Gorete propuseram a brincadeira da latinha. A latinha passava de mão em mão enquanto tocava a música e quando a mesma parava a pessoa que estivesse segurando-a tinha que abrir a latinha e tirar uma tirinha onde continha uma frase para completar ou uma pergunta para responder.

Para encerrar a semana, na quinta-feira, dia 7 de Julho, foi exibido o filme “Melhores coisas do mundo” e em seguida realizamos feedback sobre o circuito de palestras e confraternizamos. Cada aluno recebeu um mimo, um agrado por meio de um bolinho (cupcake). A noite fomos, alunos e os Professores Josiane, Rosi e Humberto, à Casa de Cultura Mário Quintana (Teatro Bruno Kiefer) para assistir a sensacional peça teatral “Clube dos Cinco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário